- 6-9 meses Incisivos centrais inferiores
- 8-12 meses Incisivos centrais superiores
- 8-12 meses Incisivos laterais inferiores
- 9-12 meses Incisivos lateriais superiores
- 17-22 meses Caninos inferiores
- 17-22 meses Caninos superiores
- 11-24 meses Pré-molares inferiores
- 11-14 meses Pré-molares superiores
- 24-30 meses Molares inferiores
- 24-30 meses Molares superiores
Cada criança reage de forma diferente ao nascimento dos dentes, umas crianças dão logo sinal, outras nem tanto. De um modo geral os indicadores são:
- Começam a babar-se com mais frequência devido a uma maior produção de saliva;
- Endurecimento das bochechas e do contorno da boca devido a uma maior irritação proveniente da própria baba;
- Tendência para morder tudo o que encontram;
- Dor nas gengivas e, especialmente após o nascimento do primeiro dente, com o aparecimento dos pré-molares e molares, nas bochechas e até nas orelhas;
- Rejeição da comida, uma vez que esta pode aumentar a dor.
- Massajar e aplicar frio nas gengivas;
- Dar à criança alimentos saborosos e pouco quentes;
- Oferecer-lhe um mordedor.
4) Descobrir a boca... como ajudá-los a perder o hábito de morder?
Desde que os primeiros dentes começam a rebentar até que a criança compreenda para que servem, o acto de morder ajuda-a a conhecer os objectos, dureza, sensações e reacções de defesa. Para ela, os dentes estão sempre à sua disposição e são fáceis de utilizar servindo, essencialmente, para estabelecer relações com o meio envolvente e com os outros. Muitas vezes, quando aproxima a boca de alguém, pode experimentar reacções antagónicas - amor-ódio, beijo-dentada -, uma vez que, nestas tenras idades, estamos a falar do próprio impulso de aproximação.
5) Já sei que não devo morder
Depois dos dois anos e meio, as crianças já têm consciência de que magoam os outros quando lhes mordem. São diversos so motivos que as levam a dar uma dentada, desde uma experiência a uma chamada de atenção ou a uma vingança (quando uma criança tira algo a outra). Muitas vezes a criança morde simplesmente por imitação do comportamento dos seus irmãos mais pequenos ou de outras crianças.
6) Como ajudá-las a compreender que "Morder magoa os outros"?
Em primeiro lugar, começamos por justificar que "os problemas" se resolvem sem morder. No entanto, se a atitude permanece, podemos pedir-lhes que passem com a sua própria mão pelos dentes para que sintam como são rijos e que picam um pouco se os pressionarem contra os dedos, podendo mesmo magoá-los. Cada vez que a criança se prepare para morder outra, podemos "segurá-la" e lembrar-lhe que magoa, dizendo mesmo "passa o teu dedo para veres". Se a criança tem o hábito de morder muito frequentemente, será necessário que descarregue a sua agressividade com as mãos, por exemplo, rasgando papéis duros ou modelando plasticina, pressionado-a com bastante força.
No caso de agressividade e frequente utilização dos dentes sem discriminar as suas funções (quando a criança não distingue entre mastigar alimentos e morder os outros), é aconselhável a consulta de um especialista.
Fonte:
Educadores de Infância,
Ana Roa García, Psicopedagoga e Professora Especializada em Educação Infantil
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