terça-feira, 16 de novembro de 2010

A lenda de São Martinho recontada pelos meninos da sala 4



Foi assim que comemorámos o S. Martinho...


No dia 10 de Novembro comemorámos o São Martinho...um convivio entre salas com muitas castanhas e muita alegria!!
Fomos também visitados pelo vendedor de castanhas com o seu carrinho!

As Marias Castanhas da sala 4

Os meninos da sala 4 criaram as suas Marias Castanhas de uma forma muito criativa... Numa base de cartão com o molde da castanha, pintaram, colaram os olhos e desenharam a boca. No molde da camisola, colaram restos de tecidos à escolha. E assim ficaram as Marias Castanhas...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O nascimento dos dentes: Porque começam a morder?

1)  Calendário habitual do nascimento dos dentes

  • 6-9 meses        Incisivos centrais inferiores
  • 8-12 meses      Incisivos centrais superiores
  • 8-12 meses      Incisivos laterais inferiores
  • 9-12 meses      Incisivos lateriais superiores
  • 17-22 meses    Caninos inferiores
  • 17-22 meses    Caninos superiores
  • 11-24 meses    Pré-molares inferiores
  • 11-14 meses    Pré-molares superiores
  • 24-30 meses    Molares inferiores
  • 24-30 meses    Molares superiores
2) Incómodos mais frequentes

Cada criança reage de forma diferente ao nascimento dos dentes, umas crianças dão logo sinal, outras nem tanto. De um modo geral os indicadores são:
  • Começam a babar-se com mais frequência devido a uma maior produção de saliva;
  • Endurecimento das bochechas e do contorno da boca devido a uma maior irritação proveniente da própria baba;
  • Tendência para morder tudo o que encontram;
  • Dor nas gengivas e, especialmente após o nascimento do primeiro dente, com o aparecimento dos pré-molares e molares, nas bochechas e até nas orelhas;
  • Rejeição da comida, uma vez que esta pode aumentar a dor.
3) O que fazer para aliviar a dor?
  • Massajar e aplicar frio nas gengivas;
  • Dar à criança alimentos saborosos e pouco quentes;
  • Oferecer-lhe um mordedor.

4) Descobrir a boca... como ajudá-los a perder o hábito de morder?

Desde que os primeiros dentes começam a rebentar até que a criança compreenda para que servem, o acto de morder ajuda-a a conhecer os objectos, dureza, sensações e reacções de defesa. Para ela, os dentes estão sempre à sua disposição e são fáceis de utilizar servindo, essencialmente, para estabelecer relações com o meio envolvente e com os outros. Muitas vezes, quando aproxima a boca de alguém, pode experimentar reacções antagónicas - amor-ódio, beijo-dentada -, uma vez que, nestas tenras idades, estamos a falar do próprio impulso de aproximação.

5) Já sei que não devo morder

Depois dos dois anos e meio, as crianças já têm consciência de que magoam os outros quando lhes mordem. São diversos so motivos que as levam a dar uma dentada, desde uma experiência a uma chamada de atenção ou a uma vingança (quando uma criança tira algo a outra). Muitas vezes a criança morde simplesmente por imitação do comportamento dos seus irmãos mais pequenos ou de outras crianças.

6) Como ajudá-las a compreender que "Morder magoa os outros"?

Em primeiro lugar, começamos por justificar que "os problemas" se resolvem sem morder. No entanto, se a atitude permanece, podemos pedir-lhes que passem com a sua própria mão pelos dentes para que sintam como são rijos e que picam um pouco se os pressionarem contra os dedos, podendo mesmo magoá-los. Cada vez que a criança se prepare para morder outra, podemos "segurá-la" e lembrar-lhe que magoa, dizendo mesmo "passa o teu dedo para veres". Se a criança tem o hábito de morder muito frequentemente, será necessário que descarregue a sua agressividade com as mãos, por exemplo, rasgando papéis duros ou modelando plasticina, pressionado-a com bastante força.
No caso de agressividade e frequente utilização dos dentes sem discriminar as suas funções (quando a criança não distingue entre mastigar alimentos e morder os outros), é aconselhável a consulta de um especialista. 

Fonte:
Educadores de Infância,
Ana Roa García, Psicopedagoga e Professora Especializada em Educação Infantil